Porto Novo: Associação dos Agricultores da Casa de Meio espera até finais do ano normalizar preço de água para rega

Porto Novo, 27 Jun (Inforpress) – A Associação dos Agricultores da Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão, prevê até finais deste ano normalizar o preço de água para rega nessa localidade, com novos investimentos no parque solar local, segundo o líder associativo.

Hipólito Lima explicou à Inforpress que o custo de água para rega em Casa de Meio aumentou, nos últimos meses, com a paralisação do parque fotovoltaico, o que obrigou a associação local dos agricultores a recorrer à energia convencional a partir da rede pública para produzir água.

Face à situação, que deixa “apreensivos” os lavradores, a Associação dos Agricultores da Casa de Meio tem está a investir, com recursos próprios, na aquisição de novos painéis, avançou este responsável.

Até agora, informou, já foram investidos cerca de 1.300 contos na aquisição de novos painéis, mas falta ainda investir “muito mais” para que o parque solar, paralisado desde setembro de 2021, volte a funcionar em pleno.

Hipólito Lima disse que a organização que dirige espera poder, até Dezembro, normalizar a situação com investimentos em novos painéis.

O parque fotovoltaico, instalado há oito anos, no âmbito da cooperação portuguesa, permitiu reduzir em 70 por cento (%) o custo de água para rega nesta zona, numa altura em que muitos agricultores estavam a abandonar as suas terras, alegando, precisamente, o elevado custo de água.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos