Porto Novo: Associação diz que habitantes em Lajedos utilizam água sem qualidade há um ano

Porto Novo, 05 Mai (Inforpress) – O presidente da Associação Comunitária de Lajedos, interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, informou hoje que os moradores desta localidade estão há cerca de um ano a utilizar “uma água sem nenhuma qualidade”.

Manuel Reis disse à Inforpress que, além de não ter a qualidade para ser consumida, a água que tem sido utilizada há um ano pela população local chega às pessoas através de levadas, transportando “toda a sujidade”.

Porém, a água para as pessoas beberem é transportada, através de auto-tanques, pela câmara municipal, a partir da cidade do Porto Novo, esclarece este responsável, que voltou a pedir a reparação do sistema de bombagem de água nas proximidades de Cabouco Silva, que vinha abastecendo Lajedos.

“A água para as pessoas beberem em Lajedos vem da cidade do Porto Novo. A preocupação é com a água que as pessoas utilizam em casa para lides domésticas, que não tem qualidade”, explicou o responsável, que admitiu que esta situação poderá ter implicações na saúde das pessoas.

A própria Câmara Municipal do Porto Novo reconhece que a água utilizada em Lajedos “não tem qualidade”, confirmando o facto de estar a recorrer à água auto-transportada para socorrer a população local.

A autarquia garante estar a envidar esforços para resolver o problema de qualidade da água de qualidade em Lajedos, que passará pela reparação do sistema de bombagem, avariado desde os princípios de 2021.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos