Porto Novo, 25 Nov (Inforpress) – A Associação dos Pescadores do Porto Novo, Santo Antão, conseguiu mobilizar junto da edilidade porto-novense e do Governo perto de um milhar de contos para a montagem de uma loja de venda de materiais e equipamentos de pesca.
O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, disse à Inforpress que, com os 900 contos já mobilizados junto da câmara e do Governo, esta organização está a instalar este espaço de venda de materiais e equipamentos de pesca, um projecto que vai beneficiar, sobretudo, os operadores da pesca artesanal.
A loja, que já está na fase final de instalação, começa a funcionar já a partir de Dezembro para atender aos pescadores, avançou este responsável, para quem trata-se de uma iniciativa que visa “apenas facilitar a vida aos operadores”, que vão dispor de um espaço onde possam adquirir, “sem grandes custos”, materiais como linhas, anzóis, luvas e caixas térmicas, entre outros.
Além da montagem da loja de venda de materiais e equipamentos de pesca, constitui ainda preocupação da associação a formação dos pescadores e peixeiras, a recuperação das embarcações e renovação da frota pesqueira.
A construção de infra-estruturas de apoio à actividade pesqueira, com destaque para um cais de pesca, faz parte ainda das preocupações dos operadores do município do Porto Novo, onde cerca de 600 famílias dependem, directa e indirectamente, da pesca.
JM/AA
Inforpress/Fim