Porto Novo assinala Dia do Município com sessão solene presidida pelo Presidente da República

Porto Novo, 02 Set (Inforpress) – O Dia do Município do Porto Novo, que se assinala hoje, data que coincide com os 61 anos de criação deste concelho, é marcado por uma sessão solene da Assembleia Municipal, presidida pelo Presidente da República.

A sessão solene constitui, assim, o ponto alto das comemorações de 02 de Setembro, feriado municipal, assinaladas ainda pela realização da trigésima quarta edição do festival de música da praia de Curraletes, por um espectáculo da companhia teatral Juventude em Marcha e pelo “trail do município” num trajecto de 17 quilómetros.

A sessão solene da Assembleia Municipal do Porto Novo vai ser marcada pela atribuição de insígnias honoríficas municipais a personalidades e entidades pelo seu contributo ao município.

Em nota dirigida hoje aos municípios, a Câmara Municipal do Porto Novo agradeceu a “cada um que, diariamente, dá o melhor de si para o desenvolvimento deste concelho”.

“Hoje brindamos a todos os porto-novenses mulheres e homens de muito valor. Queremos, compartilhar este momento com todos e fazer com que o município do Porto Novo seja lembrado pela sua história, pelos seus munícipes e protagonistas que ajudaram na sua construção e desenvolvimento”, avançou a edilidade.

Segundo a autarquia, “o tempo é de esperança redobrada num concelho que queremos cada vez mais moderno e desenvolvido, mais sustentável e inclusivo”, felicitando “todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município, através da implementação de projectos e por vezes aceitando o desafio de fazer mais e melhor para Porto Novo”.

Neste dia festivo para concelho, a Câmara Municipal do Porto Novo manifesta a certeza de que, “à semelhança dos seus antepassados”, “os porto-novenses saberão ultrapassar, com empenho e resiliência, todas as dificuldades” que forem surgindo no seu dia-a-dia.

O concelho do Porto Novo, o maior de Santo Antão, com uma área de 557 quilómetros, foi criado a 02 de Setembro de 1962, através do Diploma Legislativo Ministerial, assinado pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira.

Trata-se de uma data emblemática para os porto-novenses, que hoje, além do Dia do Município, comemoram também os 61 anos da criação do concelho e o décimo oitavo aniversário da elevação do Porto Novo à categoria de cidade.

A 02 de Setembro de 1962, era extinto o posto administrativo do Porto Novo (criado em 1942), que integrava o concelho do Paul, e criado o concelho da terceira classe do Porto Novo, composto pelas freguesias de São João Baptista e de Santo André.

O ministro do Ultramar justificou a criação do concelho do Porto Novo com a difícil orografia da ilha de Santo Antão, com a possibilidade de abertura da estrada Porto Novo/Ribeira Grande, que viria a acontecer em 1963, e ainda com a conclusão do cais do Porto Novo, em 1962.

No entanto, reza história que, em 1912, por decreto de 19 de Abril, era criado o concelho do Porto Novo, que não chegou a entrar em funcionamento, por alegada “falta de verbas e por razões de natureza política”.

A partir de 1992, por deliberação da Assembleia Municipal do Porto Novo, o dia do município passou a ser celebrado a 02 de Setembro, decisão baseada, precisamente, no facto deste concelho ser criado nessa data.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos