Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Assembleia Municipal cria comissão para promover “debate alargado” sobre dia do município

Porto Novo, 22 Dez (Inforpress) – O município do Porto Novo, Santo Antão, vai receber, nos próximos tempos, um “debate alargado” sobre a “eventual” mudança da data do dia do município de 02 de Setembro para 24 de Junho.

O debate vai ser promovido por uma comissão criada, este sábado, pela Assembleia Municipal do Porto Novo, que pretende submeter à consideração dos munícipes uma proposta sobre uma eventual alteração da data do dia do município.

A comissão, presidida pela vereadora Maisa Pinto, pretende com o debate conseguir “um consenso alargado” junto da sociedade civil sobre a possibilidade de mudar a data da efeméride de 02 de Setembro para 24 de Junho.

O edil Aníbal Fonseca acredita que a “grande parte do município não se revê” no dia 02 de Setembro, data em que, desde 1992, passou-se a assinalar o dia do município.

O posto administrativo do Porto Novo foi elevado, em 02 de Setembro de 1962, à categoria de concelho, mas este município é “efectivamente celebrado a 24 de Junho”, dia de São João, Santo Padroeiro, que mobiliza os portonovenses, segundo o autarca.

Um documento discutido pelos eleitos locais refere que a “única referência histórica” que liga o dia 02 de Setembro a Porto Novo tem a ver com o facto de este dia ter sido a data da publicação do diploma que cria este concelho.

Entretanto, muitos portonovenses começam a reagir à proposta da Assembleia Municipal, manifestando-se contra a mudança da data do dia do município.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos