Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Artesãos recebem laboratório experimental de artes e design

Porto Novo, 05 Jul (Inforpress) – Os artesãos no Porto Novo, Santo Antão, dispõem a partir de hoje de um espaço de experimentação, produção e formação a nível do artesanato, inaugurado pela câmara local, no âmbito da celebração do Dia da Independência Nacional.

Trata-se do Laboratório Experimental de Artes e Design, a primeira infra-estrutura do tipo construída em Cabo Verde, em parceria com o Governo, que foi inaugurada hoje pela Câmara Municipal do Porto Novo, no quadro das actividades comemorativas do dia 05 de Julho.

Para a presidente da Associação dos Artesãos do Porto Novo (Associart), Nélida Rodrigues, trata-se de um espaço de experimentação, mas também de formação para os artesãos, devendo contribuir para a “união da classe e, consequentemente, alavancar o artesanato local”.

O presidente da câmara, Aníbal Fonseca, que presidiu ao acto de inaugural, explicou que o laboratório vai “agrupar” os artesãos e vai dar “grande contribuição” para a dinamização do artesanato no Porto Novo, concelho detentor de “talentos muito fortes”, no domínio artesanal.

“Com este espaço, o artesanato ganha outra dinâmica no Porto Novo e representa um passo em frente para os artesãos, que podem agora por em acção a sua criatividade e colocá-la ao serviço do desenvolvimento deste concelho”, sublinhou Aníbal Fonseca.

O Laboratório Experimental de Artes e Design do Porto Novo é mais um espaço cultural edificado no concelho do Porto Novo, que, dentro de pouco tempo, ganhará, também, o museu nacional das romarias.

O laboratório, construído com o financiamento do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, é um espaço de experimentação, produção e de divulgação do artesanato, uma infra-estrutura que, segundo Aníbal Fonseca, vai criar melhores condições de trabalho e novas oportunidades aos artesãos locais.

O espaço vai integrar o roteiro para os turistas que chegarão a Santo Antão e vai funcionar “em estreita ligação” com o centro nacional de arte, artesanato e design, no Mindelo.

JM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos