Porto Novo: Arranca campanha a favor da igreja de Pascoal Alves

Porto Novo, 01 Mai Inforpress) – A campanha para “salvar” a capela de Pascoal Alves, no Planalto Norte, Porto Novo, em Santo Antão, em fase avançada de degradação, já está em marcha e visa mobilizar recursos financeiros para recuperar este património.

A campanha está a cargo de um grupo de naturais da comunidade isolada no interior do concelho do Porto Novo, que espera, numa primeira fase, conseguir perto de “uma centena e meia de contos” para repor as portas e janelas da capela, prevendo-se, numa etapa posterior, efectuar obras de alvenaria e pintura.

O representante deste grupo, José Rocha, confirmou que a campanha para salvar a igreja, construída nos princípios da década de 70, já está em marcha, pretendendo com a iniciativa mobilizar os naturais residentes e não residentes, e “amigos” de Pascoal para recuperar o que ele considera “o símbolo” desta comunidade.  

Sem estrada de acesso, Pascoal Alves é uma das localidades mais isoladas da ilha de Santo Antão.

A capela, actualmente em fase avançada de deterioração, serviu, durante muitos anos, além da sua função religiosa, de posto escolar, uma vez que não havia um edifício próprio para o ensino nesta zona.

 “Hoje, a igreja, que é um património desta comunidade, está em situação de abandono, a precisar, urgentemente, de obras de recuperação”, avançou.  

Dai, o surgimento do Movimento a Favor da Capela de Pascoal Alves, que tem por missão mobilizar a comunidade residente e não residente, as instituições e os amigos deste povoado com vista à restauração do edifício.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos