Porto Novo/Ano agrícola: Sementes já podem ser adquiridos pelos agricultores, garante delegado do MAA

Porto Novo, 17 Jul (Inforpress) – O problema de sementes deixa, a partir de agora, de constituir uma preocupação para os agricultores no concelho do Porto Novo, Santo Antão, que já podem adquirir o milho e várias variedades de feijões a “preço simbólico”.

A garantia é do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Joel Barros, que informou que os camponeses já podem obter as sementes no centro pecuário de Chã de Itália, na cidade do Porto Novo, e iniciar, sem constrangimentos nesse aspecto, a faina agrícola, depois das primeiras chuvas registadas, no início desta semana, no concelho.

Depois de três anos de seca, os agricultores porto-novenses acreditam que 2020 pode ser de boas águas, notando-se já alguma azáfama no campo com as primeiras sementeiras nas zonas que foram bafejadas, esta semana, pelas precipitações.

No Planalto Norte e na zona Sul, os agricultores dizem preferir esperar por mais chuvas para iniciar as sementeiras, já que as precipitações registadas, esta semana, não dão ainda “todas as garantias” para lançar as sementes à terra.

Em Ribeira das Patas, segundo o agricultor Arlindo Delgado, as famílias estão em plena faina agrícola praticamente em todo o vale, na esperança de que virão mais chuvas nos próximos dias.

Ribeira das Cruz, Alto Mira, Chã de Norte, Martiene foram também bafejadas pelas chuvas, que trouxeram alento aos agricultores, que se queixavam já dos impactos negativos da seca nos sistemas de produção da água.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos