Porto Novo/Ambiente: Escolas recebem acções de sensibilização sobre a preservação da flora endémica

Porto Novo, 24 Abr (Inforpress) – As escolas básicas no município do Porto Novo recebem, nesta altura, uma sensibilização sobre a problemática das alterações climáticas e preservação dos recursos naturais, numa iniciativa da Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal).

A campanha, que já esteve nas escolas do Planalto Leste e da Ribeira da Cruz, tem incidido, sobretudo, sobre a necessidade de se preservar a flora endémica de Santo Antão, ilha que está a ser alvo de um projecto nesse sentido, desencadeado pela Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal).

Uma nota dos promotores da campanha de sensibilização explica que “estas actividades funcionam como um complemento às aulas, mas também servem para consciencializar as crianças sobre as causas e impactos das alterações climáticas”.

Na implementação do projecto sobre a conservação da flora endémica, a Amupal tem a parceria do projecto sistemas agroflorestais de Santo Antão, promovido pela cooperação portuguesa, com financiamento da União Europeia.

Além do projecto sobre a preservação da flora endémica, a Amupal já instalou um banco de sementes no Planalto Leste, informou a presidente desta associação, Josefa Sousa.

Josefa Sousa disse que a Amupal está também envolvida na implementação do novo projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão, que arranca, em breve, nesta ilha, promovido também pela Associação para a Defesa do Património de Mértola.

Trata-se do projecto CIRAWA, que visa aumentar a resiliência climática e produtividade agrícola, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas e proteger o ambiente em Santo Antão.

O projeto, financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizon Europe, visa aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local e comunitário, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas, e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente através de soluções agro-ecológicas.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos