Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Alto Mira terá cooperativa agrícola para apoiar agricultores na organização do mercado

Porto Novo, 15 Jan (Inforpress) – O vale de Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, contará este ano com uma cooperativa agrícola para apoiar os agricultores na organização do mercado, informou hoje a associação de classe.

O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Idarlino Fortes, disse à Inforpress que a criação da cooperativa agrícola se enquadra no âmbito de um projecto que o Centro Agrícola Internacional espanhol (Cerai) vai implementar, no decurso deste ano, nesta bacia hidrográfica.

Do projecto, avançou este responsável, está prevista ainda a instalação de um centro de transformação agro-alimentar, espaço que permitirá aos agricultores contornar a questão do embargo imposto aos produtos agrícolas de Santo Antão devido a pragas, designadamente dos mil pés.

Com o embargo, que vigora desde 1984, os excedentes agrícolas de Santo Antão não podem ser exportados para as outras ilhas agrícolas do País, razão pela qual os agricultores, como forma de contornar esta situação, têm vindo a apostar na transformação.

No caso de Alto Mira, Idarlino Fortes lembrou que se trata de um desígnio dos agricultores que têm estado a enfrentar o problema de mercado, informando que o projecto do Cerai visa ainda apoiar a classe na diversificação de culturas.

Em termos de problemas, o porta-voz dos agricultores voltou a alertar para a “escassez de água” neste vale por causa da seca. 

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos