Porto Novo, 03 Dez (Inforpress) – Os agricultores em Alto Mira, no concelho do Porto Novo, voltaram hoje a mostrar a sua “aflição” quanto à problemática de pragas neste vale agrícola, que continuam a atacar, sobretudo, as culturas de cenoura, repolho e tomate.
Ederlino Fortes, presidente da Associação dos agricultores desta localidade, um dos principais vales agrícolas da ilha de Santo Antão, disse que as pragas continuam a ser um problema neste vale, mostrando “esperança” em que o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) os apoie neste combate.
Em meados de Novembro, os agricultores em Alto Mira alertaram para a situação de pragas neste vale agrícola, informando que a cenoura, repolho e tomate são as culturas mais afectadas.
O presidente da associação local dos agricultores explicou que a “maior preocupação” dos lavradores se prende com uma praga, cujo nome não foi ainda identificado, que está a atacar as culturas, pedindo o apoio dos técnicos do MAA no seu combate.
Na sequência do alerta, os técnicos do MAA deslocaram-se a Alto Mira para avaliar a situação e prometeram apoiar os lavradores no combate às pragas nesta bacia hidrográfica.
Ederlino Fortes disse, porém, à Inforpress que a “a situação se mantém, praticamente, na mesma”, e que os agricultores continuam à espera do apoio do MAA.
O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, nexplicou que o combate a pragas na agricultura de regadio é da responsabilidade dos próprios agricultores, assegurando, porém, que este ministério apoiará os produtores.
JM/JMV
Inforpress/Fim