Porto Novo, 26 Jan (Inforpress) – Os investimentos no sector agrícola no município do Porto Novo, em Santo Antão, à volta de 25 mil contos, financiados no quadro do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser) vão prosseguir em 2002.
A garantia é o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, que informou que todos os investimentos abarcando as localidades do Tarrafal de Monte Trigo, Manuel Lopes e Ponte Sul/Chã de Mato, iniciados em 2021, têm continuidade este ano, tranquilizando assim os agricultores.
No Tarrafal de Monte Trigo, adiantou Joel Barros, está em curso o processo de instalação do centro pós-colheita e construção de reservatórios, infra-estruturas que se enquadram no projecto sobre valorização e utilização eficiente dos recursos naturais desta localidade, que inclui ainda a instalação do sistema de rega gota a gota.
Este projecto consiste, sobretudo, no reforço do cultivo do inhame, produto muito cultivado no Tarrafal de Monte Trigo.
Em Ponte Sul, além da instalação do sistema de rega localizada em 22 parcelas doadas pelo Estado aos jovens agricultores locais, o projecto vai contemplar ainda a substituição da tubagem, já antiga, do sistema de bombagem do furo local e o reforço do parque solar.
Em Manuel Lopes, foi já construído um reservatório, e agora, em 2022, este vale vai ser contemplado com sistema de rega gota a gota, conforme o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, que tranquiliza, deste modo, os lavradores quanto à implementação dos investimentos.
JM/CP
Inforpress/Fim