Porto Novo/Agricultura: Dois entrepostos agrícolas instalados no âmbito do PEDS do município

Porto Novo, 13 Mai (Inforpress) – O concelho do Porto Novo, Santo Antão, deve receber, nos próximos anos, mais dois entrepostos agrícolas para inspecção, tratamento, embalagem e comercialização dos produtos agrícolas, a localizarem-se em Alto Mira e Ribeira das Patas.

A instalação desses espaços está prevista no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Porto Novo, onde já foi implementado um projecto idêntico em Ribeira da Cruz, numa iniciativa da associarão dos agricultores locais, co-financiada pelo GEF (Global Environment Facility) e pelo centro de Estudos Rurais e Agrícolas Internacional de Espanha.

A agricultura é um sector que merece destaque no quadro do PEDS deste município, com investimentos no centro de expurgo do Porto Novo, na mobilização de água, nas bacias hidrográficas da Ribeira das Patas e Ribeira da Cruz/Jorge Luís, de entre outros.

Este plano, previsto até 2030, já está na fase de execução, perspectiva, nos próximos dez anos, um município “desenvolvido, justo e inclusivo”, com investimentos à volta de 12 milhões de contos.

O saneamento, o abastecimento de água, a requalificação das orlas marítimas, a construção de estradas e a electrificação rural são outros sectores alvo de investimentos no quadro do PEDS, que diz respeito ao período 2020/2030.

O PEDS do Porto Novo tem como principais desafios o crescimento económico deste município, a redução da pobreza, que ultrapassa os 50 por cento (%) dos portonovenses, estancar a perda da população e melhorar o acesso à água e ao saneamento.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos