Porto Novo: Agricultura da Ribeira da Cruz é motivo de interesse em outros vales de Santo Antão   

Porto Novo, 30 Jul (Inforpress) – A agricultura que se pratica na Ribeira da Cruz, Porto Novo, é apontada por agricultores de outros vales de Santo Antão como “um exemplo a seguir” pelas inovações que têm sido introduzidas na actividade agrícola local.

O presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira da Cruz, Vanderley Rocha, explica que “o sucesso” da agricultura na zona, considerada “uma referência em Santo Antão”, deve-se à aposta na mobilização da água subterrânea, na massificação da rega gota a gota e na capacitação dos agricultores locais.

A actividade agrícola neste vale passou a ser assegurada, a partir de 2008, com a criação da associação local de agricultores, por uma nova geração lavradores, que, segundo a mesma fonte, relançou a agricultura local, com “forte aposta” na mobilização de água e nas novas tecnologias de irrigação.

Vanderley Rocha assegura que o êxito que atualmente se verifica na agricultura na Ribeira da Cruz é resultado da união dos agricultores, os quais, a partir de 2008, se uniram em torno de “um objectivo comum” que foi a modernização da agricultura.

O primeiro passo foi a organização dos agricultores, explica este agricultor, que realça ainda a mobilização de água, a instalação de rega gota-a-gota, com uma cobertura de 90 por cento (%), e a formação dos agricultores locais, diz.

“Actualmente, estamos no mercado e os nossos produtos têm boa aceitação. Por isso, os agricultores perspectivam o incremento, cada vez maior, da actividade agrícola nesse vale, já considerado uma referência na ilha e em Cabo Verde”, sublinhou.

Ribeira da Cruz foi a primeira localidade da ilha de Santo Antão a dispor de um entreposto agrícola que actua no tratamento, embalagem e comercialização.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos