Porto Novo: Agricultores esperam “com grande expectativa” arranque das obras nas bacias hidrográficas neste semestre

Porto Novo, 08 Jun (Inforpress) – Os agricultores no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, dizem aguardar “com muita expectativa” pelo arranque, no segundo semestre deste ano, das obras nas bacias hidrográficas da Ribeira das Patas e Jorge Luís/Ribeira da Cruz.

O representante dos agricultores na Ribeira das Patas, Arlindo Almeida, disse à Inforpress que os lavadores locais têm a expectativa de que as obras de ordenamento dessa bacia hidrográfica possam iniciar-se já a partir de Julho, a acreditar nas garantias dos próprios financiadores.

A bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, acredita ainda o representante dos agricultores, deve começar, ainda no decorrer do próximo mês, a receber os primeiros investimentos, que abrangem as áreas de mobilização de água e correcção torrencial.

O ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas representa “um dos maiores desejos dos agricultores” desta localidade, que, nos últimos anos, têm estado a pedir investimento nessa zona agrícola, para travar o “declínio” do sector agrícola local devido à falta de água.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, com duração de quatro anos, insere-se no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), do qual faz parte ainda a bacia hidrográfica da Garça, também em Santo Antão.

Também no Porto Novo, os agricultores esperam pelo ordenamento, ainda este ano, das obras na bacia hidrográfica da Ribeira da Cruz/Jorge Luís, financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Conforme o porta-voz dos agricultores, Jair Fernandes, há esperança de que o projecto se inicie neste segundo semestre, com intervenções a nível da mobilização de água.

JM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos