Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Agricultores enaltecem “retoma” da actividade agrícola em Chã de Norte apesar do “custo elevado” de água

 

Porto Novo, 02 Dez (Inforpress) – Um mês depois da resolução do problema de água para agricultura em Chã Norte, Porto Novo, a actividade agrícola nessa localidade começou a retomar a normalidade, apesar das preocupações dos agricultores quanto ao “elevado custo de água”.

Os agricultores, abordados pela Inforpress, congratulam-se com a resolução do problema de agua que afectou, durante muito tempo, a faina agrícola em Chã Norte, levando a perda de quase toda a produção de regadio, mas dizem-se “preocupados” com o custo de água.

O sistema de bombagem de água do furo de Chã de Norte, que antes funcionava através da energia solar, está, desde os primeiros dias de Novembro, a funcionar com base em energia convencional, fornecida a partir da rede pública de electricidade.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) garante que está a envidar esforços para a recuperação do sistema fotovoltaico em Chã de Norte.

Segundo os lavradores, a ligação dos sistemas de bombagem à rede publica encareceu os custos de produção de água, devido não só aos custos da própria energia, como também estão sujeitos a pagar outras taxas, como de iluminação pública e da RTC (Rádio e Televisão Cabo-verdiana).

Trata-se, segundo alguns agricultores, de uma situação que, apesar da “retoma” da actividade agrícola em Chã de Norte, inquieta, já que nem todos têm as condições para adquirir toda a quantidade água de que precisa, para rega.

Por isso, exorta o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) a continuar os esforços com vista a resolver o problema que impede o funcionamento do sistema fotovoltaico, instalado nesse furo, em 2015.

O MAA tem em curso um programa visando equipar, ate 2018, todos os furos existentes no Porto Novo com sistema fotovoltaico.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos