Porto Novo: Agricultores em Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes ansiosos pela retoma da actividade a partir de Outubro

Porto Novo, 20 Set (Inforpress) – Os agricultores em Ribeira Fria e Chã de Casa (Ribeira dos Bodes), no Porto Novo, Santo Antão, onde a actividade agrícola está paralisada há vários meses, dizem-se “ansiosos” pela retoma da actividade, a partir de Outubro.

Trata-se de 80 agricultores que, nos últimos meses, viram a sua actividade totalmente paralisada na sequência dos problemas que têm afectado os furos dessas localidades, com “enormes prejuízos” para a classe.

Em Ribeira Fria, a representante dos agricultores, Joana Silva, informou que o problema no furo fez paralisar toda a actividade agrícola nessa zona, cujos lavradores aguardam, ansiosos, pela normalização da situação, para poder retomar a sua faina.

Em Chã de Casa, onde, há mais de seis meses, o furo local está inoperante, os agricultores esperam, também, retomar a sua actividade já em Outubro.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) garantiu que esses furos, que estão inoperantes, há vários meses, estarão recuperados até finais deste mês de Setembro, prevendo-se a normalização do fornecimento de água para agricultura, já no início de Outubro.

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, informou que os novos equipamentos para esses furos foram já adquiridos, tranquilizando, assim, os agricultores, que têm sofrido muitos prejuízos, nos últimos meses.

O responsável explicou à Inforpress que o problema do furo em Ribeira Fria tem que ver com a sobre-exploração deste sistema de produção de água, o que acabou por criar problemas à bomba, que ficou inoperante depois de ter sido atingida pela lama.

Já com relação à Ribeira dos Bodes, em causa está o facto de esses furos terem diminuído caudal, o que acabou por danificar os motores das respectivas bombas.

Os equipamentos já foram adquiridos e, até final de Setembro, já estarão instalados, repondo assim a produção de água para a agricultura nesses vales, garante este responsável.

JM/JMV
Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos