Porto Novo: Agricultores em Ribeira dos Bodes, sem água há um mês, já perderam parte considerável da produção

Porto Novo, 18 Abr (Inforpress) – Uma avaria no equipamento de um dos furos existentes em Ribeira dos Bodes, interior do Porto Novo, Santo Antão, resultaram já na perda de “uma parte considerável” da produção agrícola nessa localidade, para o desespero dos agricultores.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Ribeira dos Bodes, Jailson Monteiro, confirmou que, há quase um mês, o sistema de bombagem de um dos furos existentes nessa zona sofreu uma avaria, problema que continua ainda por resolver, para a “angustia” das 18 famílias, que dependem, directamente, desse furo.

“São 18 famílias que vivem, praticamente, da agricultura, graças a esse furo”, avançou Jailson Monteiro, explicando que essa avaria, que afectou a bomba do furo, já levou a perda de “uma boa parte” da produção de batatas, cenoura, tomates, pimentão e outros.

Segundo este representante dos agricultores, a situação dessas famílias é “preocupante” e poderá piora nos próximos dias, caso o problema persista.

“Essas famílias, que dependem da actividade agrícola, já perderam uma boa parte das culturas e a outra parte poderá, também, perder-se, nos próximos dias, caso a bomba do furo não for reparada”, avisou.

Ribeira dos Bodes dispõe de três furos, dois quais inaugurados em 2015, são equipados com o sistema fotovoltaico.
Precisamente, um dos furos equipados com o sistema de produção de energia solar está inoperante, há cerca de um mês, para a aflição das 18 famílias, cujo sustento depende desse mesmo furo.

Os agricultores têm socorrido à água auto-transportada a partir do furo de Poio (nas proximidades) mas, segundo Jailson Monteiro, tem sido muito custosa para esses lavradores, que clamam pela resolução do problema do furo.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos