Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) – Os agricultores em João Bento, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, dizem-se “ansiosos” pela implementação do projecto electrificação dessa localidade, pelo impacto que terá na actividade agrícola local.
Os agricultores, segundo a associação da classe, desejam instalar energia convencional no sistema de bombagem do furo dessa localidade, que só será possível com a electrificação dessa comunidade, projecto aguardado há quatro anos.
O representante dos agricultores, Jailson Lopes, explicou que o furo funciona com base em energia solar, mas quando não há sol, os lavradores enfrentam dificuldades na irrigação das suas culturas, pelo que almejam instalar energia convencional a partir da rede pública.
Isso, segundo este agricultor, só será possível caso seja implementado o projecto de electrificação dessa localidade, onde existem mais de três dezenas de agricultores “ansiosos” pela concretização deste desiderato.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, informou que o sistema de bombagem do furo em João Bento foi já dotado do dispositivo que permite a instalação da energia convencional, disponibilizada através da rede pública.
A Empresa de Electricidade e Água (Electra), Região Norte, através do seu representante, Osvaldino Silva, confirmou à Inforpress que o projecto de electrificação de João Bento está financiado no âmbito do plano de investimentos para este ano.
JM/HF
Inforpress/Fim