Porto Novo, 05 Mai (Inforpress) – Agricultores em Casa de Meio, no município do Porto Novo, “apreensivos” com o aumento do custo de água para rega na localidade, decidiram investir na recuperação do sistema fotovoltaico, que não funciona há oito meses.
O presidente da Associação dos Agricultores da Casa de Meio, Hipólito Lima, informou que a associação já investiu 1.200 contos na recuperação do sistema solar, precisando ainda de uma verba à volta de 800 contos para a operacionalização do parque que, dez anos após instalação, deixou de funcionar.
Com a paralisação do sistema, o custo de produção de água aumentou de oito mil escudos mensais para mais de cem mil escudos por mês, “encargos insuportáveis” para os agricultores, que tentam recuperar os equipamentos, avançou a mesma fonte.
Depois que o sistema solar deixou de funcionar, os lavradores foram obrigados a recorrer à energia convencional, a partir da rede pública, para a bombagem de água, o que aumentou os custos da produção e, logo, o preço da água.
“Já investimos 1.200 contos, mas faltam ainda 800 contos para substituirmos todas as placas”, concluiu Hipólito Lima.
JM/AA
Inforpress/Fim