Porto Novo, 01 Jul (Inforpress) – Os agricultores em Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje o desejo de serem contemplados com o plano nacional de prospecção de água subterrânea, já anunciado pelo Governo.
O plano nacional de prospecção de água subterrânea, com uma vigência de 12 anos, contempla o município do Porto Novo, com dez furos, e os agricultores em Alto Mira, vale muito fustigado pela seca, anseiam pela execução de um desses furos nesta localidade, onde as nascentes estão a secar.
O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Ederlino Fortes, lembrou que, nos últimos anos, devido à seca, os lavradores locais têm vindo a reivindicar a execução de um furo neste vale, esperando, por isso, que sejam contemplados no âmbito do plano nacional de prospecção de água subterrânea, que começa a ser executado ainda este ano.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que este ministério vai agora, conjuntamente com a Agência Nacional de Águas e Saneamento e com a edilidade porto-novense definir as prioridades, ou seja, vai identificar as zonas que receberão o programa.
A nível do arquipélago, o plano, que já foi publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde, prevê, nos próximos 12 anos, executar 120 furos, 17 dos quais na ilha de Santo Antão.
No concelho do Porto Novo, são várias as localidades, cujas populações têm estado a pedir a execução de furos, destacando-se os planaltos Norte e Leste e os vales de Alto Mira, Ribeira da Cruz, Chã de Norte e Ribeira Fria.
JM/CP
Inforpress/Fim