Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Agricultores antevêem “melhores dias” com investimentos na modernização da rega em Alto Mira

Porto Novo, 08 Jun (Inforpress) – Perto de 50 agricultores em Alto Mira, no Porto Novo, em Santo Antão, que deixaram de irrigar as suas parcelas através do alagamento, passando a usufruir do sistema de rega gota-a-gota, antevêem “melhores dias” na actividade agrícola.

Os agricultores concluem que o facto de terem passado a utilizar a rega gota-a-gota contribuiu para a rentabilização dos recursos hídricos disponíveis e o aumento da produção agrícola, dando “outro impulso” à actividade agrícola em Alto Mira, com uma cobertura de 80 por cento (%) com sistema de rega localizada.

Ivanildo Fortes, um dos agricultores que passaram a irrigar as suas parcelas com rega gota-a-gota, enaltece os ganhos conseguidos: “Hoje, consigo irrigar as minhas parcelas com menor quantidade de água e tenho mais rendimento. Agora cultivo mais e com maior qualidade, gastando menos água”.

O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Idarlino Fortes, realça, também, os benefícios conseguidos com a micro-irrigação, explicando que, actualmente, com a implementação da rega gota-a-gota, consegue-se irrigar as parcelas de forma “eficiente”, aumentar a produção e obter mais rendimentos para as família”.

Alto Mira é um dos vales agrícolas beneficiários do programa sobre a massificação de rega gota-a-gota e melhoria de produção hortícola, financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser). 

Os agricultores perspectivam, assim, “melhores dias” para agricultura nesse vale agrícola de “grande potencial”.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos