Porto Novo: Agricultores determinados em impedir alastramento da praga dos mil pés

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – Agricultores no município do Porto Novo, em Santo Antão, dizem-se “determinados” em impedir o alastramento da praga dos mil pés (illacme plenipes) neste concelho, onde existem zonas ainda não infestadas por esta praga.

É o caso dos agricultores em Ponte Sul/Chã de Mato, que estão apostados em impedir que os mil pés cheguem ao perímetro agrícola dessa localidade, avançou o representante dos lavradores, Augusto Fortes.

“Temos tomado todo o cuidado e, até hoje, continuamos livre dos mil pés. Os agricultores estão determinados em manter esta zona livre desta praga”, notou o responsável.

Também, em Martiene, os produtores agrícolas, segundo o porta-voz Januário Cruz, têm tomado “todas as precauções” para manter essa zona, que é um produtor por excelência de batata comum, livre dos mil pés.

Igualmente, em Chã de Norte e Morro Cavalo (Ribeira da Cruz), onde se produz também batata comum e outros tubérculos, os agricultores asseguram que “todo o cuidado” tem sido tomado para impedir a entrada desta praga nesses perímetros agrícolas.

Tarrafal de Monte Trigo, um dos maiores produtores do inhame em Cabo Verde, continua livre desta praga, que, há mais de 40 anos, tem estado a assolar a agricultura em Santo Antão.

JM/ZS

Inforpress/Fim    

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos