Porto Novo: Agricultores defendem prospecção de águas subterrâneas para atenuar crise de água para agricultura 

Porto Novo, 08 Ago  (Inforpress) – Agricultores em Ribeira das Patas e Alto Mira, no Porto Novo, estão preocupados com a crise de água nesses dois vales e defenderam a necessidade de o Governo avançar com um novo programa de perfuração neste concelho.

Em Ribeira das Patas, os agricultores consideram que a mobilização de água é “crucial” para travar o “declínio” da agricultura nessa localidade, uma posição também defendida pela associação para o desenvolvimento integrado desse vale.

O líder desta associação, o agricultor Arlindo Delgado, confirmou o facto de as nascentes nesse vale estarem a diminuir o caudal, para aflição dos lavradores, que desejam, a seu ver, investimentos na mobilização de água, com recurso à perfuração.

O agricultor João Lima defendeu, também, a execução de um furo em Lagoa para atenuar a escassez de água para irrigação nessa zona alta da Ribeira das Patas.

Em Alto Mira, cerca de 70 agricultores já entregaram uma exposição ao Governo a pedir a execução de um furo nessa bacia hidrográfica.

O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Ederlino Fortes, informou que os agricultores desse vale desejam  a prospecção de água subterrânea, como forma de suprir a crise de água para rega, provocada pela redução do caudal das nascentes.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos