Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Agricultores de Martiene temem que projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte possa  afectar agricultura

Porto  Novo, 08 Ago  (Inforpress) – Os agricultores em Martiene, no Porto Novo, Santo Antão, receiam que a utilização da água da nascente de Escravoerinhos para o abastecimento do Planalto Norte  possa afectar a actividade agrícola nesse vale.

O porta-voz dos agricultores, Januário Cruz, infirmou que os lavradores em Martiene estão à espera de um encontro com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo para discutirem a forma de gestão da nascente que passará, também, a fornecer água para consumo no Planalto Norte.

Este agricultor admite haver receios da parte da classe em que a utilização da água dessa nascente possa comprometer  a agricultura em Martiene, pelo que é necessário discutir a forma como a mesma passará a ser gerida, com a conclusão do projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, dentro de oito meses.

É  que, explica, a água da nascente de Escravoerinhos, além de Martiene, fornece ainda a água para agricultura em Chã Norte.

Para os agricultores, o caudal dessa nascente, que tem vindo a diminuir por causa da seca, pode não ser suficiente para irrigação em Martiene e em Chã de Norte e, também, para consumo doméstico no Planalto Norte.

Por isso, na opinião de Januário Cruz, é fundamental que o MAA  discuta com os agricultores a questão da exploração da nascente para não haver conflitos.

O projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, já na fase de implementação, consiste no transporte de água a partir de Escravoerinhos, em Martiene, através de sete estações de bombagem, com recurso a energias renováveis.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos