Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Agricultores de Manuel Lopes “satisfeitos” com equipamento do furo local com painéis solares 

Porto Novo, 20 Mar (Inforpress) – Os agricultores de Manuel Lopes, interior do Porto Novo, Santo Antão, estão  “satisfeitos” com o arranque do projecto de instalação de sistema fotovoltaico no furo desse vale agrícola, que permitirá reduzir os custos de produção de água.

O porta-voz dos agricultores, Aquiles Barbosa, regozijou-se com o início do projecto, financiado no quadro do Programa de Promoção das Actividades Socio-económicas Rurais (Poser), o qual, lembrou, foi “uma antiga reivindicação” dos agricultores de Manuel Lopes que, “dentro de pouco tempo” vão poder adquirir água para rega a um custo reduzido.

Este agricultor antevê, assim, “melhores dias” para a agricultura em Manuel Lopes, onde muitos lavradores estavam a abandonar as suas parcelas, devido ao “custo elevado” de água para rega.

O furo de Manuel Lopes foi equipado, em Novembro, com um novo sistema de bombagem que, dentro de dois a três meses, vai poder funcionar com base em energia solar.

Estão em vias de ser equipados com painéis solares mais cinco furos no município do Porto Novo, mais concretamente em Ribeira da Cruz (este também no âmbito do Poser), Lajedinho, Ribeira Brava, Ribeira de Tortolho e Lajedos (estes através do programa de mitigação da seca).

O Ministério da Agricultura e Ambiente perspectiva, para 2019, “forte incremento” da agricultura nos diferentes vales agrícolas no Porto Novo, com equipamento de todos os furos neste concelho com sistemas fotovoltaicos, reduzindo, assim, o preço de água.

O ministério tem em fase de execução um programa que visa equipar todos os furos existentes neste município com painéis solares, que vai reduzir, em mais de 90 por cento (%), os custos de produção da água para rega.

O delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, acredita que “dentro de pouco tempo” todos os furos deste concelho estarão equipados com sistemas fotovoltaicos, num investimento com “grande impacto” no incremento da actividade agrícola, no concelho.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos