Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte com água disponível partir desta quinta-feira

 

Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) – A ligação do sistema de bombagem do furo em Chã de Norte, no Porto Novo, Santo Antão, à rede pública de electricidade, está concluída e a água para a agricultura nessa localidade já vai estar disponível, a partir desta quinta-feira.

Os 50 agricultores de Chã de Norte têm garantais do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) de que o fornecimento de água para agricultura nessa localidade vai ser restabelecido a partir desta quinta-feira, informou o representante desses lavradores, Ivanildo Dias.

O problema de água para a irrigação em Chã de Norte, que levou a perda de quase toda a produção agrícola nessa comunidade, derivou de uma avaria no sistema fotovoltaico, instalado no furo dessa zona, para a bombagem de água.

O MAA, que tem encontrado dificuldades na reparação da avaria, decidiu, como solução alternativa, ligar o sistema de bombagem desse furo à rede pública de electricidade, a cargo da Empresa de Electricidade e Água (Electra), para a “normalização completa” do fornecimento de água aos agricultores.

“Em paralelo, estamos a trabalhar na recuperação do sistema fotovoltaico”, adiantou o delegado do MAA, Joel Barros.
Também, o MAA está a discutir com a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) a forma de isentar, “durante algum tempo”, os agricultores de Chã de Norte do pagamento da taxa pelo fornecimento de água, como forma de os compensar pelos danos registados.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos