Porto Novo: Agricultores celebram conclusão do equipamento do furo de Manuel Lopes com sistema fotovoltaico

Porto Novo, 11 Abr (Inforpress) – O equipamento do furo de Manuel Lopes, no interior do Porto Novo, Santo Antão, já foi concluído, facto que foi motivo de celebração, esta quarta-feira, por parte dos agricultores desse vale agrícola.

Aquiles Barbosa, representante dos agricultores, confirma a conclusão dos trabalhos de equipamento desse furo com um sistema fotovoltaico solar, lembrando que se trata de materialização de uma das antigas reivindicações dos lavradores dessa localidade.

Com a condução do projecto, estão criadas as condições para o incremento da actividade em Manuel Lopes, já que os agricultores vão poder, a partir de agora, adquirir  água a um custo baixo, com “reflexos positivos” no aumento da área irrigada e na produção agrícola.

O projecto foi financiado no quadro do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser), através do qual outros furos estão a ser equipados com painéis solares no concelho do Porto Novo.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), que tem em fase de execução um programa que visa equipar todos os furos existentes neste município com painéis solares, perspectiva, para este ano, “forte incremento” da agricultura nos diferentes vales agrícolas no Porto Novo, onde a redução do preço de água pode ultrapassar os 90 por cento (%).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos