Porto Novo: Agricultores almejam eficiência do sistema de rega gota-a-gota à volta dos 95%

Porto Novo, 07 (Inforpress) – Os agricultores no concelho do Porto Novo almejam alcançar um nível de eficiência à volta dos 95 por cento (%) dos sistemas de rega gota-a-gota, que estão a ser instalados, praticamente, em todo o município.

Esta meta foi traçada pelos lavradores depois de terem sido capacitados nos domínios da irrigação, manutenção e manuseamento de equipamentos de rega gota-a-gota, numa iniciativa do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser).

Este programa, através do seu site, adianta que foram já capacitados agricultores das zonas de Ponte Sul, Jorge Luís, Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, os quais foram dotados “de competências no domínio de gestão da água, irrigação, manutenção e manuseamento dos equipamentos de rega”.  

O propósito, segundo a mesma fonte, é “atingir um nível de eficiência de rega através dos sistemas gota-a-gota, que pode girar entre os 90 e 95%.

A formação dos lavradores, financiada pela antena “Jovem Emprego” de Santo Antão, tem sido levada a cabo em parceria com a delegação do Ministro da Agricultura e Ambiente no Porto Novo.

No Porto Novo, todas os vales agrícolas já dispõem de sistemas de rega gota-a-gota no âmbito do programa de massificação da micro-irrigação neste concelho, onde são já mais de 120 hectares de terreno irrigados com este tipo de sistema, beneficiando perto de duas centenas de lavradores.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos