Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Porto Novo: Agricultores acreditam na recuperação da barragem subterrânea de Chã em 2021

Porto Novo, 30 Jul (Inforpress) – Os agricultores em Chã de Branquinho, no interior do Porto Novo, em Santo Antão, acreditam que a recuperação da barragem subterrânea acontecerá em 2021, ano previsto para a conclusão da estrada de acesso a esse vale agrícola.

Os agricultores de Chã de Branquinho, segundo o representante, Sandro Sousa, têm a garantia do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) de que, com o término das obras da estrada de acesso a essa localidade, previsto para os princípios do próximo ano, será recuperada a barragem, que está inoperante, há quase ano anos.

Com a estrada, já em fase de construção, explica a fonte, será possível transportar a maquinaria que será utilizada nos trabalhos de recuperação dessa infra-estrutura hidráulica, danificada pelas cheias que atingiram, em 2016, a ilha de Santo Antão.

Insistentemente, os lavradores em Chã de Branquinho têm vindo a pedir a recuperação da barragem, que representou um investimento de 25 mil contos e que tem capacidade para mobilizar 350 mil metros cúbicos/ano.

No quadro do programa de recuperação de Santo Antão, foi financiado o projecto de recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, mas o arranque dos trabalhos, segundo o MAA, continua a depender da estrada de acesso.

O representante dos agricultores disse acreditar que, uma vez recuperada, a barragem contribuirá para “impulsionar” a agricultura em Chã de Branquinho e nas zonas limítrofes, já que vão ser aproveitadas “grandes quantidades” de água que se perde, nessa zona.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos