Porto Novo: Activista cultural Antónia d’Aninha faleceu hoje

Porto Novo, 23 Jan  (Inforpress) – Antónia Ana Santos, conhecida como Antónia d’Aninha, uma destacada figura cultural do município do Porto Novo, Santo Antão, faleceu hoje, aos 88 anos, vítima de doença.

Antónia d’Aninha faleceu no hospital regional João Morais, na cidade da Ribeira Grande, para onde havia sido transferida, segundo os familiares.

Era natural da zona Sul do Porto Novo e destacou-se como uma das mais destacadas promotoras da cultura tradicional do concelho do Porto Novo e ilha de Santo Antão, mais concretamente da “saúde”, cântico tradicional ainda muito ouvido em casamentos.

Em 2008, lançou o trabalho discográfico intitulado “Boxon”, que contribuiu para resgatar a “saúde”, uma tradição antiga e indispensável ainda nos casamentos no interior do município do Porto Novo.

Em 2014,  Antónia d’Aninha, muito querida e respeitada no meio porto-novense, participou no programa “Código de Vida” da Televisão de Cabo Verde.

Foi, também, uma figura ligada ao encalhe, em 1947, do navio norte-americano John Schmeltzer na Ponta de Canjana, no litoral do concelho do Porto Novo, tendo testemunhado esse acontecimento que marcou a história recente da ilha de Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos