Porto Novo: Acesso à água e energia eléctrica são maiores desafios para Pascoal Alves – edilidade

Porto Novo, 14 Abr (Inforpress) – A resolução dos problemas de água potável e energia eléctrica constitui,para a Câmara Municipal do Porto Novo, os maiores desafios para Pascoal Alves, interior deste município santantonense, segundo o vereador do Ambiente e Energia, Irando Évora.

Pascoal Alves, onde vivem 13 famílias, é uma das localidades mais isoladas do concelho do Porto Novo, que enfrenta uma situação de penúria de água para consumo da população e para o gado, segundo a associação de desenvolvimento local.

A constrição de cisternas familiares e comunitárias poderá ser uma das vias para a resolução do problema de água em Pascoal Alves, que clama, também, pela construção de uma via de acesso à localidade.

A população de Pascoal Alves abastece-se de água de má qualidade, extraída a partir de um furo, situado a vários quilómetros das residências.

Por causa da seca, muitas famílias deixaram, nos últimos anos, essa localidade, que já foi celeiro do Porto Novo.
Em relação à energia eléctrica, a Câmara Municipal do Porto Novo e associação local estão a discutir com o GEF (Fundo do Ambiente) a implementação de um projecto de electrificação de Pascoal Alves, com recurso à exploração de energias renováveis.

O projecto consiste na instalação de sistemas fotovoltaicos para disponibilizar luz eléctrica, durante 24 horas, a todas as famílias residentes em Pascoal Alves.

As famílias residentes em Pascoal Alves vivem da pecuária.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos