Porto Novo: Acácias americanas estão a comprometer agricultura em algumas zonas – agricultores

Porto Novo, 20 Mai (Inforpress) – A invasão das acácias americanas em algumas zonas agrícolas no concelho do Porto Novo, Santo Antão, tem preocupado os agricultores, que pedem ao Governo a realização de uma campanha de remoção dessas árvores daninhas. 

Um pouco por todo o município do Porto Novo, a invasão das acácias americanas está a colocar em “riscos” a agricultura de regadio, sendo Lajedos, Ponte Sul/Chã de Mato e Ribeira das Patas algumas das zonas mais afectadas.

Na zona de Lajedos, segundo os agricultores, a agricultura caiu em “declínio” a partir do momento em que as acácias americanas começaram a alastrar-se nessa localidade, já que se trata de uma árvore que consome muita água e ainda “traz pragas” (moscas e outras).

“É uma árvore que, segundo o lavrador Manuel Dias, é capaz de tornar “os terrenos férteis impróprios para a prática da agricultura”.

Augusto Fortes, em Ponte Sul/Chã de Mato, propôs ao Ministério da Agricultura e Ambiente a realização de uma campanha de remoção dessas árvores que estão a invadir os terrenos agrícolas no concelho do Porto Novo, ameaçando a agricultura de regadio.

“Onde existem acácias, não há água que chegue para irrigar as plantas. Os terrenos estão sempre secos, porque é uma árvore capaz de consumir muita água”, explicou este lavrador.  

Os agricultores, que têm vindo a alertar para a acção daninha das acácias, alertam para o perigo que essa planta representa para o futuro da agricultura em várias zonas no concelho do Porto Novo, uma vez que está a devastar os terrenos aráveis e férteis.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos