Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Abertura de novas parcelas e entrega definitiva dos terrenos animam as famílias em Chã de Norte

Porto Novo, 14 Mai (Inforpress) – Mais 11 parcelas agrícolas vão ser instaladas em Chã de Norte, no interior do Porto Novo, Santo Antão, onde todas as famílias que cultivam, desde 2015, terrenos do Estado vão receber, em definitivo, as propriedades.

Numa altura em que o furo em Chã de Norte acaba de ser equipado com um novo sistema de bombagem, num investimento do Governo à volta de oito mil contos, os agricultores vão ser abrangidos por novas parcelas, devendo, ainda este ano, receber, definitivamente, os terrenos que cultivam há quase cinco anos.

O representaste dos agricultores, Ivanildo Dias, confirmou que existe, efectivamente, a perspectiva de se abrir novas parcelas em Chã de Norte, alargando a área irrigada nesse vale, onde as 50 famílias que já cultivam terrenos do domínio do Estado vão receber, em definitivo, as propriedades.

Em todo o concelho do Porto Novo, são cerca de 200 famílias que cultivam ainda terrenos públicos em regime de posse útil e esperam, ao longo deste ano, poder receber a posse plena das parcelas.

Essas famílias que vivem em Chã de Norte, Ponte Sul/Chã de Mato, Ribeira dos Bodes e Ribeira da Cruz já, por algumas vezes, pediram a posse plena dos terrenos e assumem-se como “donos por direito próprio” das propriedades.

A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo garante que estão a ser concluídos os processos relativos à atribuição, “dentro de pouco tempo”, às duas centenas de famílias da posse plena das parcelas de terras.

Em 2018, o Governo atribuiu a posse plena dos terrenos a 22 famílias em Casa de Meio, também no interior do Porto Novo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos