Porto Novo, 16 Set (Inforpress) – A unidade de dessalinização de água do mar na cidade do Porto Novo, Santo Antão, já recuperou “a plena produção” depois das recentes chuvas, que provocaram avarias nas instalações, informou hoje a empresa Águas do Porto Novo.
O administrador da empresa, Damià Pujol, disse à Inforpress que a dessalinizadora da cidade do Porto Novo retomou já “a plena produção com as duas unidades de osmose inversa a trabalhar”, restabelecendo, assim, “a 100 por cento (%)” o abastecimento de água à cidade, onde residem cerca de dez mil pessoas.
“Neste momento, o caudal de produção é de mil metros cúbicos por dia e o abastecimento de água, quer à rede pública, quer aos camiões auto-tanques, está a ser feito com normalidade”, explicou este responsável.
Damià Pujol declarou que “este caudal de produção deveria ser suficiente para uma cidade de dez mil habitantes, mas o elevado nível de perdas técnicas e comerciais da rede de distribuição, superiores a 50%, torna este caudal insuficiente”.
Também, avançou que Águas do Porto Novo, empresa concessionária para a produção de água potável neste centro urbano desde 2008, reclama da câmara municipal “uma correção” na drenagem das ribeiras laterais do Estádio Municipal, cujo desvio na altura das obras de construção da infra-estrutura desportiva tem sido responsável pelas inundações das instalações da empresa quando chove.
JM/AA
Inforpress/Fim