Cidade da Praia, 30 Dez (Inforpress) – A população imigrante nascida fora do território nacional, residente em Cabo Verde, foi de 17.899 pessoas, em 2016, representando 3,4% da população, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados publicados na edição do Anuário Estatístico de Cabo Verde (AECV) de 2016, informam igualmente que a população de nacionalidade estrangeira constitui cerca de 2% da população residente.
Nas ilhas de Boa Vista e Sal, esta proporção é de 12% e 5%, respectivamente, conforme a mesma fonte.
O INE revela também que o saldo migratório em Cabo Verde continua a ser negativo, há mais pessoas a saírem (emigrantes) do que a entrarem (imigrantes) no país.
No entanto, em termos de tendência, constata-se que este saldo negativo tem vindo a reduzir-se significativamente no período em análise (-57,6%), passando de -1.409, em 2012, para -598, em 2016.
O AECV é uma publicação de referência na disponibilização de informação estatística sobre vários temas da realidade cabo-verdiana, à escala municipal e nacional.
O Anuário Estatístico de Cabo Verde visa divulgar os principais dados e indicadores sobre o país, com o objectivo de apoiar na formulação, seguimento e avaliação de políticas, constituindo um importante instrumento para subsidiar o processo de tomada de decisões a nível nacional, além de situar Cabo Verde nos quadros de comparação internacional.
JL/ZS
Inforpress/Fim