Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

População da Ilha do Maio pode triplicar até 2030 – estudo

Porto Inglês, 08 Set (Inforpress) – Um estudo realizado pela empresa PD Consult concluiu que a população da ilha do Maio pode vir a triplicar até 2030, se todos as variáveis foram cumpridas.

Esse facto, segundo o estudo, terá impacto em todos os sectores da actividade económica, social e ambiental na ilha.

O estudo começa por fazer uma radiografia do actual estado da ilha que, conforme os dados do censo 2010, usados na sua elaboração, contava com cerca de sete mil habitantes, com um pequeno aeródromo e um porto, ligado com a capital do país com duas ligações aéreas semanais e três ligações marítimas regulares semanalmente, mas sem um serviço público regular e previsível de transporte terrestre.

Em termos de infra-estruturas gerais, a ilha possuía, no momento da realização do estudo, um centro de Saúde, uma Esquadra Policial, uma capacidade instalada de 3.027 quilowatts, em termos da cobertura de energética, e uma capacidade de 700 metros cúbicos de produção de água por dia.

Em relação ao saneamento, a ilha ainda não tinha uma rede de esgoto e os resíduos sólidos eram recolhidos por apenas um camião da câmara municipal, no entanto em termos da comunicação a ilha possuía uma boa cobertura, embora a ligação domiciliária em termos da fibra óptica ainda não fosse fluida.

No que tange às infra-estruturas turísticas, o estudo aponta que a ilha possui cerca de 60 quartos e 80 camas, e com três ZDTI e com um Centro de Formação Profissional com capacidade para 120 formandos, o que demonstra algumas fragilidades, mas “muito potencial a ser explorado”.

Assim sendo, caso as variáveis se concretizem, como é o caso da breve retoma turística e a construção e conclusão do projecto “Little Africa Maio”, a projecção aponta que até 2030 a população da ilha vai crescer em cerca de 26 mil pessoas residentes, acrescidos da população flutuante que pode rondar os 44 mil pessoas, o que vai exigir a construção de um aeroporto internacional, um porto na zona de Pau Seco e a conectividade entre os diversos serviços.

Com a implementação do projecto “Little Africa Maio”, o estudo aponta que a ilha vai ter a necessidade de ser contemplada com 30 médicos e mais de 50 enfermeiros, o que também vai implicar no reforço da segurança pública com uma Esquadra Policial com 130 efectivos e, além disso, vai implicar investimentos no sector da energia e produção de água que vai passar dos actuais 700 metros cúbicos para oito mil metros cúbicos por dia, o mesmo investimento vai ter que ser feito a nível do saneamento.

Com a dinâmica que se prevê para a ilha, a edilidade e as instituições ligadas ao sector da formação profissional vão ter de dar uma atenção especial a esta área, uma vez que o estudo aponta que até 2030, a ilha vai precisar de pelo menos seis mil profissionais qualificados para se dar resposta à demanda.

O estudo aponta ainda que se tudo decorrer como previsto, a ilha vai acolher até 2030 cerca de 400 mil turistas ano, tendo em conta o número de quartos previstos.

Por ser uma ilha que passa a fazer parte da reserva mundial da Biosfera da Unesco, isso vai exigir das instituições uma actuação e acção consertada, com vista a se efectivar o desenvolvimento sustentável do turismo na ilha, mas com uma atenção especial ao sector da informatização com destaque para o “Maio connect” e “Maio solidário”.

Com todos estes pressupostos, a ilha vai precisar da abertura de representatividade de algumas instituições como a IGAE, Cabo Verde Trade Invest e Instituto do Turismo.

Contudo, se todas as variáveis previstas não se concretizarem, como é o caso da lenta retoma turística e o atraso na conclusão do projecto LAM, a ilha vai perder a sua população actual, com a saída dos jovens para as outras ilhas como o Sal e a Boavista.  

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos