Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Políticas públicas de segurança não se esgotam na acção governativa” – secretária executiva PNSIC

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A secretária executiva do Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania (PNSIC), Irina Pais, considerou hoje, na Cidade da Praia, que as políticas públicas de segurança não se esgotam na acção governativa.

A afirmação foi produzida na apresentação do painel “Políticas públicas de segurança em Cabo Verde – o impacto da transversalidade no contexto securitário”, no âmbito do debate estratégico “Defesa e Segurança”, promovido pela Direcção Nacional do Planeamento e integrado no Exercício Cabo Verde Ambição 2030.

“Não é um programa que se esgote na acção governativa e naquilo que é o desempenho da administração pública central, mas também de uma política pública que prevê um alinhamento com o poder local, a sociedade civil, as comunidades e as famílias”, explicou.

Acrescentou que os   problemas e as realidades locais específicas requerem a procura de soluções locais “concretas e adequadas”, sendo que, por isso, conforme indicou, convoca todos os actores da sociedade.

De acordo com a responsável, todo esse processo tem como foco principal o cidadão, dado   que todas as políticas públicas de segurança são pensadas e construídas com base no cidadão.

Neste sentido, explicou que o conceito de segurança/cidadã tem que ser visto numa óptica de reforço do sentimento de pertença e na perspectiva de não banalizar e não compactuar com determinados comportamentos e atitudes anti-sociais.

Por outro lado, acrescentou que a promoção da segurança/cidadã tem que ser encarada também numa óptica de coesão social e disseminação dos valores da família, cidadania responsável, solidariedade e responsabilidade ambiental

“O contexto securitário de Cabo Verde: análise e realização das ameaças e riscos”, “conceitos estratégicos de segurança e defesa: directrizes e acções estratégicas”, “Políticas públicas de segurança em Cabo Verde” e “Mecanismos de respostas e mitigação de catástrofes naturais”, foram os temas apresentados e discutidos durante o debate.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos