Polícia Nacional recebe equipamentos de análise documental no valor de mais de 12 mil contos

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A Polícia Nacional, através da Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), recebeu hoje um conjunto de equipamentos de análise documental oferecido pelo projecto GESTDOC, financiado pela União Europeia, no valor aproximadamente de 12,3 mil contos.

Esses equipamentos foram entregues pelo coordenador do projecto “GESTDOC – Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau”, Carlos Albino, em cerimónia que decorreu nas instalações da DEF, no Palmarejo, Praia.

O coordenador do projecto, disse em declarações à imprensa, que a entrega desses equipamentos veio no sentido de melhorar os níveis de segurança documental e da gestão das migrações em Cabo Verde, contribuindo para o melhor controle ao crime organizado nas fronteiras neste aspecto.

Pretende-se ainda com esta doação, constituída por microscópios, comparadores espectrais de vídeo, filtros descodificadores de informações que são invisíveis nos documentos, reforçar o laboratório central da peritagem da DEF na análise documental e por sua vez ajudam os peritos na detectação de fraudes.

Segundo Carlos Albino, esses equipamentos vão ser implementados nos quatro aeroportos internacionais, nas ilhas de São Vicente, Sal, Boa Vista, e Santiago, com o intuito de reforçar a segurança dos mesmos.

“Se queremos uma polícia moderna temos que também dota-la de meios e de formação porque as redes criminosas evoluem todos os dias e a fraude está cada vez mais sofisticada, portanto temos que acompanhar essa evolução do lado policial com a inovação”, afirmou o coordenador do projecto.

Na mesma linha, o embaixador de Portugal, António Moniz, disse que a entrega desses equipamentos veio reforçar a capacidade tecnológica e competências técnicas às unidades de peritagem da DEF e vai agilizar o trabalho da perícia documental que se revela determinante para repercussão das missões das autoridades nacionais a nível da segurança e de fronteiras.

António Moniz sublinhou que a entrega desses equipamentos veio reforçar mais a cooperação de amizade que existe entre Portugal e Cabo Verde, na qual tem “muita consideração”, porque, segundo disse, tem sido de acrescida valia para a obtenção dos resultados que esta actividade em específico pertence.

Por outro lado, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, afirma que é um “passo importante” no reforço da capacidade da detecção da fraude na primeira linha da fronteira, mas também a nível da perícia judicial.

Fez saber que os serviços da DEF estão a modernizar cada vez mais com a implementação de um novo sistema de controle nos aeroportos nacionais com um novo equipamento de reconhecimento biométrico, que veio facilitar os trabalhos dos peritos.

O projecto GESTDOC é financiado pela União Europeia, através do Fundo Fiduciário de Emergência para África e gerido pelo Camões, orçado em cinco milhões de euros (550 mil contos), para melhorar a de segurança documental e da gestão das migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

DG/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos