Polícia Nacional ajuda as escolas a melhorar a cidadania dos jovens

Cidade da Praia, 13 Nov. (Inforpress) – O director nacional da Polícia Nacional reafirmou hoje que no quadro do “Policiamento de Proximidade”, o projecto “Escola Segura” tem vindo a contribuir com as escolas para melhorar a cidadania dos jovens, preocupados com o futuro.

Emanuel Estaline Moreno fez estas afirmações à imprensa durante uma actividade de proximidade orientada a 100 alunos das escolas do Ensino Básico e Secundário de Terra Branca, Eugénio Lima e Várzea no Centro de Formação da Polícia Nacional, no quadro das actividades comemorativas do 148º aniversario da Criação do Corpo de Polícia de Cabo Verde.

É que para a Polícia Nacional, esta instituição tem estado a incutir na mente das crianças os princípios de boa convivência e de relacionamento, uma forma encontrada para mostrar que a Polícia não se preocupa apenas em reprimir, mas que também anda junto da comunidade, da população para passar a sua experiência tanto no campo social, como desportivo de entre outras áreas.

Emanuel Estaline disse que o balanço é “francamente positivo”, alegando que várias zonas e escolas têm beneficiado deste projecto “Escola Segura”, numa sincronização entre jovens estudantes e efectivos da Polícia Nacional.

Sob o lema “Projecto Escola Segura, o Polícia é um Amigo”, esta actividade de proximidade foi projectado como forma de promover “um forte cariz pedagógico, visa fomentar o civismo e os valores da cidadania, assim como reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do projecto “Escola Segura”.

Pretende-se, igualmente, com esta iniciativa “a consolidação do sentimento de segurança no meio escolar e envolvente, bem como da relação de confiança entre a comunidade escolar e a Polícia Nacional”.

A iniciativa contemplou a realização de actividades desportivas e recreativas, acções de sensibilização sobre a natureza do trabalho policial, bem como sobre comportamentos de risco e adopção de procedimentos de auto-protecção.

Enquadrado no Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania (PNSIC), a iniciativa foi desenvolvida em parceria com os Ministérios da Educação e do Desporto com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos