Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – As 5,6 toneladas de cocaína apreendidas no âmbito da mega operação que deteve sete indivíduos em alto mar, no passado dia 01 de Abril, foram incineradas no início da tarde de hoje pela Polícia Judiciária (PJ), no Aterro Municipal.
A PJ saiu das suas instalações em Achada Grande Frente, Praia, por volta das 7:00 da manhã, sob forte aparato policial, e ao chegar ao local, procedeu à recontagem e a repesagem de cada pacote da droga apreendida e por volta das 14:00 procedeu-se à queima da mesma.
A apreensão da droga e detenção de sete indivíduos foi tornada pública na quarta-feira, 06, à imprensa pelo director da Polícia Judiciária, completando ainda que a operação contou com a “relevante colaboração” da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration, da Marinha dos EUA e da National Crime Agency, do Reino Unido.
Já a detenção e apreensão da embarcação de pesca oriunda do Brasil, segundo afirmou Ricardo Gonçalves, aconteceu na sexta-feira, 01 de Abril, após uma abordagem em alto mar por suspeita de tráfico internacional de estupefacientes.
“Sob a jurisdição de Cabo Verde, as autoridades policiais dos EUA e de Cabo Verde embarcaram e inspeccionaram a embarcação, tendo apreendido a cocaína”, disse.
Já o tribunal da Praia, por seu turno, decretou prisão preventiva para os sete indivíduos.
A defesa, composta pelos advogados Diamantino Martins, Félix Cardoso e Nelson Furtado, já fez saber que não concorda com o despacho do segundo juízo crime do Tribunal da Comarca da Praia, pelo que irá recorrer junto do Tribunal de Relação de Sotavento.
Esta é a segunda maior apreensão de droga feita em Cabo Verde, a maior aconteceu em Janeiro de 2019 quando 12 cidadãos de nacionalidade russa foram detidos a bordo de um navio no Porto da Praia com 9.570 quilogramas de cocaína em “elevado grau de pureza”, que também incineradas pelas autoridades competentes.
CC/GSG
Inforpress/Fim