Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Polícia Judiciária apreende mais de duas toneladas de cocaína no Porto da Praia

Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ) deteve no sábado 2256,2 quilos de cocaína no interior de uma embarcação no Porto da Praia, numa operação conjunta com a Guarda Costeira, informou hoje a corporação.

Em comunicado, a PJ fez saber que na sequência desta operação, em que se procedeu a apreensão da droga na embarcação “Perpétuo Socorro de Abaete II”, foram detidos cinco cidadãos de nacionalidade brasileira.

Segundo a mesma fonte, os detidos serão presentes, “em tempo legal”, às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação.

Esta operação foi desenvolvida na sequência de troca de informação operacional com o MAOC – N, (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa.

A PJ contou, ainda, com a cooperação da Polícia Federal do Brasil, e, na operação de busca, descarga, transporte, acondicionamento e guarda do produto apreendido, contou com o apoio da Polícia Nacional de Cabo Verde.

A 31 de Janeiro deste ano, a PJ apreendeu também no Porto da Praia, uma embarcação estrangeira de nome ESER, com 260 fardos, totalizando o peso bruto de 9.570 quilos de cocaína.

Na sequência da operação, foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que presentes às autoridades judiciárias competentes, ficaram em prisão preventiva.

De acordo com a polícia científica cabo-verdiana, o cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, Marrocos.

O navio fez, segundo a mesma fonte, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com um falecimento, a bordo que, segundo informações avançadas pela PJ, “terá tido morte natural”.

A imprensa russa, citando um deputado local, avançou em Abril que os tripulantes foram ameaçados e obrigados a carregar a droga.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos