PNLP realiza ateliê para debater situação do paludismo no país

 

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O Plano Nacional de Luta contra Paludismo (PNLP) promove terça-feira, na sala de reunião do Ministério da Saúde (MS) um ateliê para debater a “Situação do paludismo em Cabo Verde”.

O evento, que se realiza no âmbito do Dia Mundial de Luta contra Paludismo, que este ano se assinala sob o lema “Acabemos com o Paludismo para Sempre” visa, segundo nota de imprensa, destacar os avanços realizados e reflectir a visão de um mundo sem paludismo conforme o estabelecido na Estratégia Mundial contra o Paludismo-2016/2030.

A intenção, refere a nota de imprensa, é fazer com que os países e seus decisores continuam a comprometer-se com o seguimento das intervenções e medidas para acelerar os progressos contra esta enfermidade.

Cabo Verde tem conseguido avanços importantes em matéria de luta contra o paludismo estando, neste momento, em condições de trabalhar o processo de eliminação, que atende os objectivos traçados pela política nacional de saúde quanto a eliminação do paludismo no horizonte 2020.

“Esta fase tem exigido do governo e da população esforços importantes no diagnóstico e tratamento da doença e no controlo do mosquito vector”, lê-se na nota.

O ateliê é fruto de uma parceria entre o PNLP, o Instituto Nacional de Saúde Publica (INSP) e o CCS-SIDA.

O Paludismo é uma doença curável e com um grande potencial preventivo, mas que, no entanto, continua a ser um fardo para muitos países e pessoas no mundo.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos