PN fez cerca de 200 mil intervenções no ano passado das quais 28 foram situações de excesso comprovado – ministro

Mindelo, 15 Nov (Inforpress) – O ministro da Administração Interna disse hoje, no Mindelo, que das 197.225 intervenções realizadas pela Polícia Nacional em 2022, apenas em 28 ocorreram excesso comprovado, representando apenas 0,014 por cento (%) daquilo que a polícia faz de bem.

Paulo Rocha divulgou estes dados ao presidir à cerimónia das comemorações do Dia da Polícia Nacional, que coincidiu com os 153 anos da criação do corpo da polícia de Cabo Verde, na Academia Jotamont, em São Vicente.

Segundo o ministro, recentemente fez eco que no Ano Judicial 2022/2023 registaram-se 95 queixas contra a Polícia Nacional. Mas garantiu que o escrutínio interno nessa instituição “é muito forte” porque o Ministério da Administração Interna averigua sempre e quando houver motivos para instaurar processos disciplinares estes são instaurados e quando não houver manda-os arquivar.

Por isso, referiu que das 197.225 acções e intervenções realizadas pela PN em 2022, apenas 28 ocorreram situações de excesso comprovado.

Neste sentido, o ministro pediu aos efectivos da corporação para não perder o foco, reiterando a necessidade de cultivarem, de praticarem e reforçarem os valores da coesão, o que, sublinhou,” é impossível para um homem só mas torna-se mais fácil em equipa”.

“Exorto-vos a todos a continuarem com os elevados níveis de operacionalidade que têm demonstrado, de continuarem com as acções e as operações policiais bastante elogiadas pela população, a darem combate aos fenómenos e focos de violência de criminalidade, a reforçar o sentimento de confiança da população”, pediu.

Paulo Rocha reiterou, igualmente, o compromisso de tudo fazer para dotar a Polícia Nacional e os seus profissionais das melhores condições e dos meios adequados ao cumprimento da missão e continuar a fazer de tudo para garantir a crescente valorização e dignificação da classe.

Durante a cerimónia das comemorações do dia da Polícia Nacional foram entregues distinções a alguns profissionais da PN em reconhecimento ao mérito profissional, comportamento e assiduidade, louvores a título colectivo e individual, homenagearam a agentes falecidos, atribuição de promoções e apresentação do novo fardamento operacional da PN

CD/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos