Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PM elogia a “nobre missão” dos funcionários do hospital da Praia e promete melhorias para o sector em 2020 (c/áudio)

Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro visitou hoje o hospital da Praia para constatar “in loco” o seu funcionamento e conhecer melhor os serviços, tendo elogiado a “nobre missão” dos funcionários e prometido melhorias para o sector em 2020.

Ulisses Correia e Silva, que se fez acompanhar pelo ministro da Saúde, ao falar à imprensa disse ter saído da visita com sentimentos de que o corpo médico, enfermeiros e pessoal auxiliar estão a fazer “o máximo” para desempenhar a sua “nobre missão”.

“Com sentimento não só do esforço que vem sendo feito, mas também com os investimentos que vêm sendo feitos e com a certeza de que temos de melhorar no serviço nacional de saúde, sem descorar do esforço dos recursos humanos que é compensador”, constatou.

O governante, na sua declaração, realçou ainda que o Hospital Dr. Agostinho Neto vai contar com mais investimentos para poder melhorar os serviços, assim como para a criação de um hospital de referência, que irá servir para ajudar a reduzir as necessidades de transferência de doentes para o exterior.

Segundo Ulisses Correia e Silva, a intenção é contribuir para melhorar a qualidade geral dos serviços de prestação de saúde, não só nos hospitais centrais, como também nos centros de saúde.

“Brevemente teremos concretizado um investimento de cerca de 10 milhões de euros, que já está na fase de entrega de equipamentos médicos hospitalares modernos, para equipar os centros de saúde, hospitais centrais e regionais e satisfazer assim as necessidades dos serviços”, informou.

Questionado se será em 2020 que os hospitais do país vão estar apetrechados com equipamentos de diagnósticos para melhor prestação de cuidados de saúde, o primeiro-ministro avançou que ao que sabe, no hospital da Praia, o processo de compra do TAC está em curso e que será concluído “brevemente”.

Ao contrário do que vem sendo dito quanto à compra do aparelho e Tomografia Axial Computorizada (TAC), sublinhou o governante, o atraso “não tem nada a ver com financiamento”, pois, explicou, os recursos para o seu financiamento “sempre estiveram disponíveis”.

“Houve um processo de lançamento de concurso que, depois de reclamações foi-se adiando fazendo com que o processo se arrastasse por mais tempo, mas agora está-se a avançar para a aquisição do equipamento”, assegurou.

O Governo, no seu programa, assumiu em assegurar o funcionamento do sector público de prestação de cuidados de saúde de qualidade e de incentivar, apoiar e regular a iniciativa privada na prestação de cuidados de saúde preventiva, promocional, curativa e de reabilitação, para além uma “forte política social”, particularmente no sistema de saúde.

Tudo para “dar resposta” à problemática da universalidade, justiça, acessibilidade, solidariedade, equidade, eficácia e efectividade que atingem as pessoas.

Na sua visita guiada ao Hospital Dr. Agostinho Neto, Ulisses Correia e Silva passou pelos serviços de Cirurgia, Ortotraumatologia, Bloco Operatório, Imagiologia, Laboratório de Analise Clinicas, Anatomia Patológica, Banco de Urgência de Adultos, Banco de Urgência da Pediatria e Pediatria, Diálise, Medicina, Telemedicina, Oncologia e Ginecologia Obstetrícia.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos