Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PM do Iraque anuncia vitória sobre ‘jihadistas’ com libertação de Mossul

 

Mossul, Iraque, 10 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje a vitória “sobre a brutalidade e o terrorismo” do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), com a libertação total de Mossul.

“A nossa vitória de hoje é uma vitória sobre a brutalidade e o terrorismo e anuncio hoje ao mundo inteiro o fim, o fracasso e o colapso do Estado terrorista fictício do Daesh [acrónimo árabe que designa o grupo Estado Islâmico] “, afirmou o primeiro-ministro, que falava a partir da zona oeste de Mossul.

Depois de a segunda maior cidade do país ter sido recuperada aos ‘jihadistas’, após meses de combates devastadores que obrigaram à saída de quase um milhão de pessoas, Abadi disse que as prioridades do governo do Iraque são agora “a estabilidade e a reconstrução”.

No entanto, já depois destas declarações do primeiro-ministro do Iraque, o grupo Estado Islâmico anunciou uma contra-ofensiva numa “zona libertada” da zona antiga da cidade de Mossul.

Em vários comunicados difundidos pela rede de mensagens ‘Telegram’ e cuja autenticidade não pôde ainda ser verificada, o EI garantiu que “os soldados do califado” atacaram “as posições do Exército e as suas milícias na zona de Al Maidan”, no centro histórico de Mossul, libertado no domingo.

Entretanto, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos felicitou as forças armadas iraquianas por terem recuperado Mossul ao EI.

O Comando Central dos Estados Unidos disse que “ainda há áreas da cidade velha de Mossul que devem ser limpas para retirar dispositivos explosivos e possíveis combatentes do EI que estejam escondidos”, mas que as forças iraquianas “têm agora Mossul firmemente sob controlo”.

Inforpress/Lusa
Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos