PM destaca trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia no combate à pobreza extrema

Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje as acções que a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) tem desenvolvido ao longo dos anos nas várias áreas de intervenção social no combate à pobreza extrema em Cabo Verde.

O chefe do Governo fez estas considerações em declaração à imprensa, à margem de uma visita que efectuou hoje às instalações da IASD, na Cidade da Praia, no âmbito do programa “Mobilização pela Aceleração da Inclusão Social” (MAIS) criado pelo Governo para pôr fim à pobreza extrema, com a participação de diversas instituições e organizações não -governamentais.

“Em primeiro lugar, queria valorizar o trabalho que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem estado a fazer, é uma igreja já antiga em Cabo Verde e, particularmente, no início da pandemia tiveram uma acção solidária muito forte”, realçou.

Segundo explicou, as igrejas desempenham um “papel importante” no combate à pobreza extrema em Cabo Verde, daí a decisão do Governo em se associar às entidades religiosas no sentido de aumentar a capacidade de resposta a este flagelo que atinge milhares de cabo-verdianos.

Ulisses Correia e Silva informou ainda que o Governo no âmbito do referido programa pretende trabalhar com foco na melhoria de condições de habitabilidade das famílias, com a reabilitação das moradias, salientando que a ideia é desenvolver acções com entidades que estão dia-a-dia no terreno e conhecem a realidade local.

“Viemos aqui para definir um quadro de boas parcerias no quadro do programa MAIS. Há zonas e áreas convergentes, a igreja já trabalha junto das comunidades, faz um trabalho sério, conhece a realidade social e económica das famílias, para podermos juntar as mãos no sentido de trabalharmos para garantir que nenhuma criança fique fora do ensino pré-escolar”, apontou.

Por seu turno, o presidente da Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde, Natalino Martins, enalteceu a iniciativa do Governo em associar-se com as entidades religiosas na implementação de projectos que contribuam no combate a pobreza extrema no arquipélago.

“Queria felicitar o Governo de Cabo Verde por esta grande iniciativa, criar um programa muito importante para a nossa comunidade, principalmente no tempo em que estamos a viver, por isso, enquanto Igreja Adventista do Sétimo Dia, estamos disponíveis para colaborar e reforçar esta parceria”, declarou.

Natalino Martins informou que a IASD tem ao longo dos anos desenvolvido vários projectos beneficiando várias famílias carenciadas a nível nacional através do departamento da acção, tendo considerado que a situação de muitas famílias cabo-verdianas piorou com a pandemia da covid-19.

O Programa “MAIS” visa eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta até final da legislatura, tendo como público alvo pessoas ou famílias pertencentes ao Gl e G2 do cadastro social único, como sejam crianças e adolescentes, jovens sem educação, formação e emprego, pessoas com deficiência, idosos, raparigas e mulheres, toxicodependentes e imigrantes.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos