PKF Cabo Verde exorta Estado a criar linhas de apoio financeiro protocoladas para auxiliar empresas

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – A PKF Cabo Verde instou hoje o Estado cabo-verdiano, na cidade da Praia, a estabelecer linhas de apoio financeiro protocoladas para auxiliar as empresas na adaptação à nova realidade e na garantia da sua sustentabilidade.

Estas declarações foram feitas à imprensa pelo membro responsável da PKF da Madeira e de Cabo Verde, Roberto Figueira, no âmbito do “Fórum investimentos sustentáveis em Cabo Verde, desafios e oportunidades”, visando abordar os desafios enfrentados pelas organizações cabo-verdianas para atender às demandas, tanto locais quanto globais, relacionadas à sustentabilidade.

Para Roberto Figueira, o desafio actual no mercado cabo-verdiano é promover uma mudança na mentalidade tanto dos empresários privados quanto dos sectores públicos, incentivando-os a encarar a mudança e a visão de negócios como um desafio.

“É realmente um desafio porque implica muitas vezes grandes mudanças ou grandes alterações na nossa forma de estar dentro das nossas próprias empresas e na nossa própria vida. O desafio é exatamente esse, porque muitas destas medidas implicam também custos financeiros (…)”, clarificou aquele responsável.

“Há muitas coisas que se podem mudar nas empresas e nas instituições que nem custam dinheiro, mas há muitas associadas à sustentabilidade que custam dinheiro e é um desafio porque não só as empresas têm que ter essa capacidade financeira para o fazer e é aqui que o Estado eventualmente poderá ter um papel preponderante, tal como em Portugal já está a fazer, em criar  linhas de apoio protocoladas em que as empresas são apoiadas financeiramente boa parte destes investimentos, portanto valores não reembolsáveis para que as empresas possam adaptar a esta nova realidade”, completou.

Roberto Figueira realçou ainda que as oportunidades de investimentos são imensas em Cabo Verde, com uma exposição geográfica, com condições climatéricas “de excelência” nomeadamente, para desenvolver a produção de energias renováveis.

“Só por aí já é matéria para o estado cabo-verdiano pensar em ajudar as empresas a percorrer este caminho de um ambiente mais saudável de energia renovável e de sustentabilidade no seu negócio”, advogou o membro responsável da PKF da Madeira e de Cabo Verde.

Enfatizou ainda que o desafio também envolve fazer com que o setor público, que já iniciou os trabalhos, utilize todos os meios ao seu alcance, sejam eles mecanismos financeiros ou não financeiros, para ajudar a conduzir o sector privado por esse caminho, que será de extrema importância em um futuro muito próximo.

A ideia, segundo Roberto Figueira, é que no final do fórum os participantes saem com uma noção ainda maior da necessidade de apostar nas questões associadas à sustentabilidade.

Participaram do evento, sector público e sector privado das mais diversas áreas, membros do Governo, das autarquias, empresários, entre outros convidados.

A PKF Lda é uma rede internacional de auditoria e consultoria, e que se encontra no mercado de Cabo Verde desde 2010, com escritórios no Sal e na Praia.

TC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos