Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PJ detém ex-director financeiro do Banco da Cultura suspeito de vários crimes

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje fora de flagrante delito, na cidade da Praia, o ex-diretor Financeiro do Banco da Cultura por estar “fortemente indiciado” na prática de crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e peculato.

Em comunicado, a PJ faz saber que deteve o visado através da Secção Central de Investigação de Crimes Económicos e Financeiros (SCICEF), em cumprimento de um mandado do Ministério Público.

A PJ faz saber ainda que o indivíduo, à data dos factos desempenhava funções de director financeiro do Banco da Cultura (BC), é suspeito de conjuntamente com mais dois funcionários (então PCA e secretária) terem “arquitectado um plano” para, através de “artifícios fraudulentos, se apropriarem ilegitimamente de dinheiro público, por via de financiamento de projectos fictícios”.

Os factos terão ocorrido, segundo a mesma fonte, entre Setembro e Outubro de 2016. O detido foi presente na tarde desta terça-feira, ao Tribunal da Comarca da Praia, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coacção pessoal.

A PJ recorda ainda que o então presidente do conselho de administração (PCA) e secretária do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura foram detidos pela Polícia Judiciária a 04 de Janeiro de 2018, suspeitos da prática de crimes de Infidelidade, falsificação de documentos e peculato.

Presentes a tribunal, o juiz decidiu pela interdição de saída do país do então PCA, que teve também que entregar uma caução de 500 mil escudos. O ex-gestor ficou, igualmente, com termo de identidade e residência (TIR).

Em relação à ex-funcionária da instituição, foram aplicadas as medidas de interdição de saída do país e TIR.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos