Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Picos: Autarquia pede uma atenção especial para driblar a situação do desporto no concelho

Achada Igreja, 05 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (Picos), Ângelo Vaz pediu hoje ao Governo uma atenção “muito especial e urgente” para driblar a “situação caótica” das infraestruturas desportivas no município.

De visita ao concelho São Salvador do Mundo, no âmbito do ciclo de visita aos concelhos do país, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire foi conhecer hoje “in loco” as infra-estruturas desportivas existentes no concelho e os projectos em carteira visando a construção de quatro placas desportivas.

Neste momento, segundo o edil Ângelo Vaz, o concelho conta apenas com um polivalente em Achada Igreja para servir 10 mil habitantes das 18 comunidades que enformam este município, e alguns campos de terra batida, mas a ambição dos jovens desportistas deste concelho é ter mais placas desportivas, e um campo relvado.

Para o autarca, este município merece uma atenção especial porque há jovens com talentos, mas que não têm condições para a prática de actividades desportivas.

Neste sentido, pede apoio do Governo para o arrelvamento do campo de futebol de Achada Leitão, uma vez que, o concelho tem uma equipa que participa no campeonato regional de futebol de Santiago Norte, mas tem de se deslocar ao concelho de Santa Catarina para competir.

“Queremos ter condições iguais aos outros municípios, para que os nossos atletas possam ter o mesmo nível de competição e de competitividade. Precisamos levar infraestruturas desportivas às outras localidades periféricas do município”, disse.

O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire reconheceu que São Salvador do Mundo é um exemplo daquilo que é a “desigualdade de acesso” em termos de infraestruturas desportivas em Cabo Verde, sublinhando que é um dos quatro municípios do país que não tem um campo de futebol relvado.

Diante desta situação, o governante prometeu mais engajamento por parte do Executivo para levar mais infraestruturas a este município e assim criar uma rede de equipamentos desportivos, permitindo deste modo a criação, posteriormente, de um programa nacional de actividade física.

“Há um conjunto de infraestruturas que são urgentes e estão dentro da política do Governo que é de igualar as oportunidades de acesso às actividades desportivas, e o Governo disponibilizou-se para fazer uma parceria com a câmara para o arrelvamento do campo de Achada Leitão”, sublinhou o ministro.

Entretanto, indicou ainda estão em negociação com as câmaras municipais e que dependo da disponibilidade financeira do Estado vão iniciar com o processo de arrelvamento dos campos de futebol em Santiago Norte.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos